quarta-feira, 29 de maio de 2013

Artistas celebram o reconhecimento do tecnomelody como patrimônio

Carlos Sodré /Ag. Pa
Adilson Moreno e Tony Brasil, expoentes do ritmo no Pará: reconhecimento do Estado garante a profissionalização dos artistas do gênero

Adilson Moreno e Tony Brasil, expoentes do ritmo no Pará: reconhecimento do Estado garante a profissionalização dos artistas do gênero.

O presidente da Fundação Cultural Tancredo Neves, Nilson Chaves, defende que o reconhecimento se estenda a outros ritmos musicais paraenses
A banda Gang do Eletro desponta na cena musical do país com uma mistura de sons que tem no tecnomelody a base, além da proposta de mostrar a
A presidente da Funtelpa, Adelaide Oliveira, lembra que o tecnomelody sempre teve espaço nos projetos e programas da fundação



O tecnomelody, ritmo genuinamente paraense, ganha cada vez mais espaço na cena musical brasileira e mundial, além do reconhecimento como patrimônio cultural e artístico do Estado, segundo a Lei Estadual n° 7.708, publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (24). Para artistas e entidades que atuam no setor cultural, a nova legislação referenda a importância do gênero para a cultura e representa uma revolução para a música paraense.
O presidente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Nilson Chaves, diz que é importante transformar em patrimônio cultural qualquer manifestação que tenha uma identidade clara e representativa do Estado, como é o caso do tecnomelody. “É muito positiva a atitude de reconhecer um estilo desenvolvido aqui. Acredito que devemos estender isso também a outros ritmos amazônicos, que também são importantes como o tecnomelody, e que talvez tenham uma vida mais longa, há exemplo da Marujada de Bragança e do siriá, retumbão e lundu”, diz.
Nilson Chaves avalia que a profissionalização dos artistas que trabalham com o gênero já existe, independentemente do reconhecimento do estilo como patrimônio imaterial do Estado. “É um estilo musical que tem um forte apelo popular, que o povo paraense já consome. Esses artistas estão bastante avançados em termos de profissionalização”, considera.
A presidente da Fundação Paraense de Radio Difusão (Funtelpa), Adelaide Oliveira, destaca que projetos como o Festival Terruá Pará de Música e os executados pela TV, rádio e Portal Cultura sempre se envolveram com o estilo, ajudando a divulgar essa cultura. “A Mostra Terruá de Música, que vai até o próximo dia 30 de julho, no teatro Margarida Schivasappa, do Centur, tem um percentual de tecnomelody, pois a curadoria do evento achou que o ritmo representa muito bem o que é apresentado pelo evento”, explica.
Nos anos anteriores do festival, lembra Adelaide, bandas de tecnomelody sempre participaram. “Acho muito bacana esse reconhecimento, porque vai profissionalizar a categoria, e acredito que seja muito interessante, para eles, que as pessoas consumam e ajudem a fazer desse ritmo algo com mais qualidade”, analisa a presidente da Funtelpa.
Um dos expoentes do estilo no Pará, Tony Brasil conta que o tecnomelody foi criado para animar festas populares em Belém. Para ele, as bandas atuais – como Tecno Show, ARK, Bruno & Trio, Ravelly, Jurandy & Banda, Fruto Sensual, Eletro Batidão, Xeiro Verde e Viviane Batidão – e também as aparelhagens sonoras Rubi, Tupinambá, Super Pop, Mega Príncipe e Badalasom apresentam uma grande evolução do gênero.
“O que estamos vendo atualmente é uma evolução do tecnomelody, que acabou chegando muito mais longe do que imaginávamos lá no inicio. Pensávamos em fazer um som que o público jovem paraense curtisse, e hoje vemos o Brasil inteiro cantar e dançar com o tecnomelody na trilha da Gabi Amarantos, Gang do Eletro e outros”, comenta.
A Gang do Eletro, inclusive, é um dos grupos que atualmente vêm divulgando o ritmo paraense mundo afora. Segundo o produtor musical e DJ da banda, Waldo Squash, a proposta é divulgar as misturas do tenomelody com ritmos latinos, como cúmbia e reggaeton, e sons eletrônicos oriundos da Europa, como o eletrohouse.
“A gente já vem fazendo essas experimentações no Brasil e também fora do país, e ainda temos muito material para mostrar. Esse reconhecimento representa uma vitória muito grande. É um grande passo para que cada vez mais esse ritmo se torne popular”, afirma ele, para quem o tecnomelody já faz parte da vida dos paraenses. O objetivo agora é colocá-lo na playlist dos brasileiros. “Acredito que os próximos passos devem ocorrer no sentido de buscar formas de profissionalizar ainda mais os artistas desse gênero musical”, conclui.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo