sexta-feira, 10 de maio de 2013

Desafio do Marajó′ na Adventure Sport Fair

Paraenses participam da Adventure Sport Fair divulgando o "Desafio Marajó".

Os Paraenses Neto Gouvêa e João Vicente estiveram em são Paulo nos dia 03, 04 e 05 de maio, participando da Adventure Sport Fair, a maior Feira de Esportes de Aventura da América Latina. Estiveram representando e divulgando o “Desafio do Marajó″, prova de bike que já é reconhecida pela imprensa especializada como uma das mais difíceis do Brasil.



Neto Gouvêa e João Vicente (Foto: Divulgação/ Facebook)
No norte do Brasil, estado do Pará,  na ilha de Marajó, acontece uma das provas de resistência mais difíceis do País, a Corrida de Resistência do Cavalo Marajoara, Cel. Bertino Lobato de Miranda, que foi criada no ano de 1982, por iniciativa da ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Marajoara), com um percurso estimado em 180 km em 2 dias de prova , passando por diversas vilas da Ilha do Marajó.
O objetivo da prova era divulgar o cavalo marajoara nacional e internacionalmente, apesar do pequeno porte o diferencial do cavalo marajoara é justamente a resistência física, pois a dificuldade da prova não está nos 180 km de percurso e sim no terreno por onde passa a competição. No Marajó existem duas estações bem definidas, o inverno (período chuvoso) que vai de janeiro a Junho e o verão (período da seca), que vai de Julho a Dezembro, no período chuvoso os campos alagam chegando a mais de 4 metros de profundidade, em certos locais o Marajó chega a estar 2 metros a baixo do nível do mar, no período da seca quando a prova é realizada no mês de Outubro. O solo rachado e pisoteado pelos búfalos que habitam a região, a ausência de trilhas, o sol forte com temperatura na média de 40° dão a noção perfeita do que é esta competição.
No ano de 2008, seis bravos ciclistas resolveram desafiar os cavalos e as dificuldades do percurso, Nando Martins, Marcelo Rodrigues, Ediney Siqueira, Rosinaldo Leal (Timão), Ronivaldo Leal (Honório) e João Batista, Largaram de Cachoeira do Arari uma hora antes dos cavalos as 06:00 hs. do Sábado. No primeiro dia se cumpre a maior parte do percurso cerca de 120 Km, com pernoite na localidade de Mangueiras, onde ciclistas só conseguiram chegar  as 07:00 hs do Domingo e foram recebidos por uma verdadeira festa na comunidade, até aquele momento todos pensavam que os aventureiros tinham desistido frente as dificuldades encontradas no caminho até ali, a manhã do domingo já apresentava um terreno com menor dificuldade, onde a média de velocidade das bicicletas já superava os 30 Km. Por hora.  As 11:00 hs nossos heróis eram recebidos com surpresa pela imprensa na fazenda Bom Jesus, com uma hora de vantagem sobre os cavalos. Ali na fazenda Bom Jesus os ciclistas fizeram uma parada para esperar os primeiros cavalos que chegarão por volta das 12:00 hs.
No Posto de Fomento em Soure, local da chegada da prova, cerca de 10 mil pessoas presenciaram a história se fazendo acontecer naquele dia 26 de Outubro de 2008, o dia em que os seis primeiros homens da história provaram ser possível fazer de bicicleta aquele percurso, que até então se pensava só o cavalo marajoara ser capaz de fazer.
Baseado nesse desafio, em 2009, nasceu o I Desafio do Marajó, onde 30 atletas participaram e, a grande equipe vencedora foi a da cidade de Soure.
Em 2010 realizamos o II Desafio, onde a prova foi realizada na Cidade de Soure, dessa vez o grade desafio foi ultrapassar trechos onde carros e motos ficaram parados e as bikes só passavam empurrando, pois, a areia da terroada misturada com um pouco de chuva é uma mistura que cola nos pneus e fica impossível pedalar. O jeito é empurrar e carregar as bikes.
Em 2011, partimos para a realização do III e em 2012, no IV Desafio, quebramos as fronteiras territoriais com a participação de atletas de vários estados do Brasil. O IV DESAFIO DO MARAJÓ, foi um grande sucesso. Com um grande número de participantes, uma boa infraestrutura á disposição dos atletas e grande repercussão na mídia nacional especializada e local.
Objetivo:
Estando provado ser plenamente possível a realização da prova, a intenção é realizar uma competição de nível nacional e até internacional, onde ciclistas do Brasil e do mundo poderão participar.  Além de divulgar as belezas naturais da Ilha de Marajó e suas peculiaridades.
Esta competição irá abrir portas para novas praticas de turismo que vem crescendo muito no mundo todo o Eco turismo e o Turismo de aventura.
Segurança:
A segurança é um dos itens mais importante, pois os atletas passam por áreas extremamente perigosas. As equipes de apoio devem responder a qualquer problema o mais rápido possível.
Para o pleno êxito do item segurança, é imprescindível o apoio da Polícia Militar do Pará, através do 8º Batalhão Marajó e do Corpo de Bombeiros do Estado, com suas equipes de resgate terrestre e aéreo.
Data:
A prova do ano de 2013 está marcada para acontecer nos dias 16 e 17 de Novembro de 2013, no período do Marajó Búfalo Fest. A prova de Resistência do Cavalo Marajoara abrirá o festival e a prova do V Desafio do Marajó Adventure de Bike encerrará as festividades.
Descrição:
O V Desafio Marajó Adventure vem apresentar ao mundo o desconhecido sobre esta grande ilha, onde os participantes alem de se aventurar pelos campos secos com um solo irregular onde antes eram grandes lagos, agora lama seca pisoteada pelo autentico morador daquela região o búfalo do marajó, poderão também contemplar a beleza da região com suas revoadas de pássaros e imagens deslumbrantes que poucos podem observar de perto; vai poder conhecer a vida do caboclo e do vaqueiro marajoara e conhecer a cultura do povo que habita esta região, suas lendas, danças, culinária e muito mais.
A prova será realizada em dois dias com um percurso total estimado em 180 km. A largada será no município de Cachoeira do Arari, o pernoite será na comunidade de Cuieiras e a chegada no Posto de Fomento em Soure. Cada equipe será composta por dois atletas, podendo conter participantes tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino.
Projeto Social.
Durante a realização da prova, ocorre a integração com da comunidade local com o evento através da utilização de mão-de-obra e infraestrutura da região, o que contribui para o seu desenvolvimento econômico.
Além disso, durante a inscrição cada atleta doará um quilo de alimento não perecível que será doado em uma das comunidades por onde a prova passar.
Contatos:
Vicente Penha (91) 8242-5608.
e-mail: vicentemarajo@globomail.com
Neto Gouvêa – 8024-9449
E-mail: gouveaneto@yahoo.com.br
Nando Martins (91) 8935-5789 – 9144-2099.
E-mail: nando.martins2007@hotmail.com

Fonte: Nando Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo