sexta-feira, 24 de maio de 2013

Diretor paulista Cássio Castelan ministra oficina de teatro no IAP

Agência Pará de Notícias


Alunos de teatro, cenógrafos, aderecistas, iluminadores, sonoplastas, diretores e professores de artes cênicas estão convidados a participar da oficina de “Direção Teatral”, que será ministrada pelo ator e diretor paulista Cássio Castelan. A intenção é propiciar ao envolvidos a experiência de uma construção coletiva, através do processo criativo.
Oficina será realizada entre os dias 3 e 7 de junho, das 14h às 18h. São 30 vagas e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente na Gerência de Artes Cênicas e Musicais do instituto.
Desenvolvida em uma semana, a oficina de Direção Teatral vai analisar e experimentar com procedimentos práticos e teóricos os elementos estruturantes de um espetáculo teatral; e assim trabalhar o conceito do diretor como o mediador/facilitador/provocador nesse processo, utilizando a exposição teórica e discussão dos elementos de cena.
De acordo com o diretor, qualquer processo criativo no teatro contemporâneo se dá de forma colaborativa. "A construção de um espetáculo cênico é, por princípio, uma experiência coletiva, onde todos os criadores têm funções específicas, mas não conseguem colocá-las em prática sem estarem integrados no todo da criação”.
Em sua oficina, o autor utiliza, entre outros, de teorias e definições do diretor inglês Peter Brook em sua definição do que seria um diretor: um "destilateur", por entender que cabe ao diretor a função de filtrar, de decantar as várias informações que surgem durante o processo criativo para chegar ao resultado que melhor traduza este processo.
"Poderíamos utilizar vários outros termos, embora o utilizado por Brook seja preciso e precioso: mediador, provocador, facilitador”, acredita Cássio Castelan.
Ator, diretor, iluminador e professor de teatro, Cássio Castelan é artista orientador de teatro do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e coordenador de Programa Social na Fundação Criança de São Bernardo do Campo. Foi gerente de Cultura do município de Ribeirão Pires (2004) e professor de interpretação de Teatro na Escola Célia Helena. Em 2010, foi co-diretor de “Geração 80”, de Adélia Nicolete, em montagem realizada no Parque Escola de Santo André, pelo Teatro da Transpiração.
Há 13 anos o diretor integra a companhia “Teatro da Conspiração”, participando de diversas montagens como ator e diretor. O trabalho do grupo pode ser conferido no blog: teatrodaconspiracao.blogspot.com.br
Serviço:
Oficina de Direção Teatral com Cássio Castelan
No Instituto de Artes do Pará, entre 3 e 7 de junho, das 14 às 18h
Inscrições na Gerência de Artes Cênicas e Musicais do IAP – 4006-2926
Informações e contatos para imprensa: Ascom – IAP: 4006-2945

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo