sexta-feira, 24 de maio de 2013

Emater capacita comunidades no arquipélago do Marajó

No período de 20 a 26 de maio, em municípios que compõem o arquipélago do Marajó, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) organizou rodadas de capacitações para diversos públicos atendidos pela empresa. Ao todo, foram beneficiados 70 produtores, entre eles ribeirinhos,
piscicultores, aquicultores, extrativistas, agricultores nos municípios de Breves e Portel.
Na colônia Tancredo Neves, que fica na PA-159, em Breves, no período de 20 a 24 de maio, 45 pequenos produtores participaram da atividade, que teve o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da prefeitura e do Sindicato dos Produtores do município. Divididos em turmas distintas, 20 pequenos criadores de peixes e 25 agroextrativistas de manejo de açaizais nativos e plantados tiveram acesso a informações sobre como melhorar a produção, foco maior da capacitação.
Segundo o engenheiro agrônomo Marinaldo Gemaque, supervisor regional da Emater no Marajó, o treinamento em piscicultura, que também contou com apoio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, faz parte do melhoramento dos conhecimentos para impulsionar a criação de peixes no arquipélago, “tido como uma das saídas para o incremento da economia local, produzindo peixes para a população”, disse.
Já na capacitação dos agroextrativistas, no mesmo período da capacitação em piscicultura, 25 produtores receberam instruções sobre o manejo de açaizais nativos e plantados, também na colônia Tancredo Neves, com a finalidade de melhorar a produtividade dos açaizais da região.
No município de Portel, de 23 até este domingo (26), 25 pequenos aquicultores passam por treinamentos com a finalidade de incrementar a criação de peixes na região. “Vislumbramos que a criação de pescado em cativeiro seja uma solução viável para o incremento da renda do pequeno produtor marajoara”, ressaltou Gemaque.
Atualmente, cerca de 70 pequenos criadores de peixes tambaquis desenvolvem a atividade no município. “Para especializar a mão-de-obra, organizamos, junto com o Senar, essa rodada de capacitações, observamos que essa atividade é de grande valia para a economia da região”, comentou o supervisor regional da Emater.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo