sexta-feira, 24 de maio de 2013

Escola de Governo capacitará, este ano, mais de 8 mil servidores do interior

Agência Pará de Notícias 

O Programa de Municipalização, desenvolvido pela Escola de Governo do Pará (EGPA) para levar cursos de qualificação aos servidores públicos do interior do Estado, encerra nesta sexta-feira, 24, mais uma jornada, com cerca de 400 servidores capacitados, desta vez, em São Miguel do Guamá, município do nordeste paraense.
A jornada, iniciada na segunda-feira, 20, ofertou curso de “Auxiliar de Serviços Gerais”, “Desenvolvimento de Habilidade Pessoal e Interpessoal”; “Gestão de Equipe na Administração Pública”, “Atendimento ao Público" e “Redação Oficial e Gramática Aplicada”.
Ao final deste semestre, segundo o diretor de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da EGPA, Raimundo Albuquerque, mais de quatro mil servidores terão sido capacitados. As jornadas já foram realizadas nos municípios de Altamira, Acará, Barcarena, Bragança, Breves, Castanhal, Cametá, Igarapé-Açu, Limoeiro do Ajuru, Muaná, Marabá, Ponta de Pedras, Primavera, Rondon do Pará, Santa Izabel, Santa Maria, São Miguel do Guamá, Tucuruí, Tracuateua, Ulianópolis e Vitória do Xingu.
Segundo o diretor, o programa surgiu da necessidade das prefeituras de qualificar mão de obra. “Por causa disso, o Governo do Estado decidiu oferecer cursos rápidos e objetivos, de acordo com a necessidade de cada município”, explica. Nos últimos anos, o programa tem sido bastante requisitado pelos gestores municipais. “Na medida do possível, nós estamos atendendo a todas as prefeituras que solicitaram. Até o final do ano, nossa meta é alcançar 8.500 servidores”.
Raimundo Albuquerque explica que o programa funciona por meio de uma parceria com as prefeituras. A Escola de Governo fica responsável por todo o suporte acadêmico, como a formatação dos cursos, instrutores e certificação dos alunos. Por sua vez, a prefeitura assume o apoio logístico e estrutural, organizando o processo de inscrições e fornecendo espaço para as aulas.
Após o contato da prefeitura, a Escola de Governo envia um técnico precursor ao município, para fazer um levantamento das necessidades de treinamento dos servidores locais. Feito isto, são escolhidos os cursos mais adequados. Entre os mais solicitados estão cursos ligados à licitação. “Ano passado, o programa percorreu 31 municípios do interior paraense. Em média, os cursos têm duração de 20 horas”, acrescentou o diretor. O objetivo é capacitar servidores da esfera municipal, mas os servidores estaduais lotados nas cidades em que os cursos estão sendo ofertados também podem participar.
Serviço:
Prefeituras de municípios paraenses interessadas em integrar as ações de municipalização podem entrar em contato com a EGPA pelo telefone (91) 3214-6802 ramal 6892 e organizar a realização capacitações para o serviço público local.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo