terça-feira, 21 de maio de 2013

Estado apoia municípios na elaboração dos planos de saneamento e resíduos sólidos

Antônio Silva/Ag. Pará
Durante a cerimônia, Jatene assinou um projeto de lei que cria a Política Estadual de Saneamento Básico, que será enviado à Assembleia Legislativa do Pará.

Prefeitos, secretários e outros representantes municipais de todas as regiões do Pará participam até quarta-feira, 23, no Hangar, do I Plansanear – Seminário de Apoio aos Municípios para a Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos do Estado do Pará.
Promovido pela Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), em parceria com a Universidade Federal do Pará, o evento tem como objetivo fornecer aos municípios todo o assessoramento técnico necessário para a construção de seus planos.
A abertura do evento, nesta terça-feira, 22, contou com a participação do governador Simão Jatene, que fez questão de frisar o caráter técnico do encontro. “A questão do saneamento e dos resíduos sólidos é um problema comum a todos os municípios, que normalmente não têm recursos para financiar sequer os projetos”, observou, acrescentando que, durante o encontro, os gestores terão o apoio de equipes especializadas para formular os planos. “Identificar o problema é o primeiro passo, entretanto, o mais importante é buscar uma solução e isso é o que o Estado está fazendo”.
No primeiro momento, o titular da Seidurb, Márcio Spíndola, informou que o enfoque será o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, um dos quatro componentes da área de saneamento. “Já no segundo semestre nós vamos dar continuidade com a questão da água, do esgoto e da drenagem”, explicou.
Ele também destacou a importância dos planos, em cumprimento a duas Leis Federais - nº 11.445/07 (Saneamento Básico) e nº 12.305/10 (Resíduos Sólidos). Os municípios que não cumprirem as exigências previstas serão excluídos de projetos de saneamento com recursos federais advindos de convênios.
O prefeito de Barcarena, Antônio Vilaça, afirmou que o apoio do governo na elaboração dos planos será fundamental. “Sozinhos, vários de nós não temos condições de fazê-lo”, disse. A prefeita de Ponta de Pedras e presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), Consuelo Castro, destacou a importância do plano como instrumento na articulação de recursos.
Ela informou, também, que grande parte dos municípios marajoaras ainda não tinham seus planos formalizados. “Inicialmente alguns estavam construindo seus planos, outros ainda não tinham nada. Nossa ideia é construir de forma homogênea, em conjunto com o Plano do Estado”, disse.
Durante a cerimônia, o governador assinou um projeto de lei que cria a Política Estadual de Saneamento Básico, que será enviado à Assembleia Legislativa do Pará. Governo do Estado e Ministério Público também formalizaram um protocolo de intenções, que prevê a adoção de medidas conjuntas na utilização do meio ambiente. O documento garante aos municípios participantes do programa a possibilidade de firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), estabelecendo um prazo para efetivarem as soluções discutidas.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo