quinta-feira, 30 de maio de 2013

Palestra discute TV Digital, Telecom e OTT na era da internet móvel

A Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) promoveu no último dia 29 uma palestra sobre o tema "TV Digital, TV por Assinatura, Telecom e OTT na Era da Internet Móvel". O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e abordou questões como os serviços OTT (Over The Top), nome dado à distribuição de conteúdo audiovisual através de plataformas IP, fora do controle dos distribuidores tradicionais, como radiodifusoras e operadoras de TV por assinatura.
A palestra foi ministrada pela engenheiro eletrônico Cristóvam Nascimento, para quem os serviços OTT vem criando novos hábitos. "Com o advento do OTT surgem novos comportamentos, novas formas de comunicação, entretenimento e de negócios que impactam não só nas operadoras fixas e móveis, como em boa parte das empresas", comenta.
O conceito de TV Everywhere, literalmente "TV em todos os lugares" também foi discutido no encontro. Tendência mundial, a solução disponibiliza o conteúdo televisivo nas mais diversas plataformas possíveis, como smartphones, tablets e computadores. Outra característica do serviço é o perfil "on demand", ou seja, o programa fica disponível para o telespectador assistir na hora que quiser.
De acordo com Cristóvam, a migração da audiência da TV aberta para outras mídias é inevitável. "A IPTV entrega de maneira segura e confiável serviços de áudio e vídeo, de entretenimento, esportes, jornalismo, teledramaturgia, filmes e serviços associados à assinantes, além de uma gama diferenciada de facilidades, serviços e aplicações que proporcionarão novas experiências aos usuários", afirma.
Aberta ao público, a palestra atraiu professores, estudantes universitários e profissionais de Engenharia e áreas técnicas das emissoras, operadoras de telecomunicações, operadoras de TV por assinatura, provedores de acesso, serviços e conteúdos via internet, além de profissionais de comunicação, como radialistas e programadores.
Palestrante - Cristóvam Nascimento é diretor de Ensino da Sociedade de Engenharia de Televisão, conselheiro da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telecom), professor e coordenador técnico do MBA em TV Digital, Radiodifusão & Novas Mídias de Comunicação Eletrônica da Universidade Federal Fluminense (UFF). É autor de artigos e publicações técnicas especializadas para diversas mídias. Também é reconhecido pela forte atuação no mercado de satélites, telecomunicações, broadcast e internet de forma abrangente, pelo seu diversificado domínio de tecnologias, sistemas, redes, serviços e soluções para clientes.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo