sábado, 18 de maio de 2013

Pará tem o maior rebanho de búfalos do Brasil, com 460 mil cabeças

Entre os municípios do Marajó, Chaves é o que tem a maior pecuária bubalina, com 145. 373 cabeças

O rebanho brasileiro de búfalos tem cerca de 1,15 milhão de cabeças, das quais 720 ficam na região Norte, maior produtora do país, e 39%, ou 461.275, no Pará, segundo dados do Ministério de Agricultura. O número coloca o Estado como o maior produtor do país, com destaque para a ilha do Marajó. Em seguida aparecem as regiões Nordeste e o Sudeste do país, com 135 e 104 mil animais, respectivamente.


A bubalinocultura agrega valor à economia paraense e apresenta potencial de crescimento, principalmente em função da demanda de mercado com relação à carne, ao leite e ao queijo do búfalo. O Marajó tem 320.335 mil cabeças. A área I do Estado, que integra 44 municípios do sul e sudeste, reúne 10.650 mil cabeças de búfalos. Na área II, que compreende o nordeste paraense, há 17.260 animais, e na área III, nos municípios do Baixo Amazonas, 103.020 cabeças.
Entre os municípios do Marajó, Chaves é o que tem a maior pecuária bubalina, com 145. 373 cabeças nas propriedades do município. Em seguida vem Soure, com 70.876 cabeças, e terceiro, Ponta de Pedra, com 27.426. O quarto município com  potencial produtor da bubalinocultura no Marajó é Santa Cruz do Arari, com 13. 806 búfalos.
Além da carne de búfalo, o leite e o queijo de búfalo também são produtos que chamam atenção no mercado nacional. Com a possibilidade de garantir o registro da produção, os produtores ficam aptos a ganhar mercado entre os Estados brasileiros e também no exterior.
Embora ainda mais tímida em relação à pecuária tradicional, a bubalinocultura está se desenvolvendo no país como uma alternativa rentável e saudável. Isso porque o búfalo se adapta facilmente em qualquer ambiente. A produção e o consumo de leite de búfalo vêm crescendo em função da demanda por alimentos como queijos e manteiga.
Os elevados teores de gordura e sólidos totais no leite de búfala aumentam o rendimento na fabricação dos derivados em relação ao leite de vaca. A carne desses animais também é apreciada, pois contém menores índices de gordura, colesterol, calorias e mais proteína e minerais que a dos bovinos. (Com informações do Ministério da Agricultura).

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo