terça-feira, 28 de maio de 2013

Parabéns a todos os Muanenses pelos 190 anos da cidade de Muaná

HISTÓRIA DE MUANÁ


O município de Muaná esta localizado na Região do Campos do Marajó, faz fronteiro com os municípios de São Sebastião da Boa Vista, Ponta de Pedras e Anajás.

Sua População segundo último senso do IBGE



sua economia baseada no extrativismo dos recursos naturais, e empregos relativamentes das indústria de manufatura e público.


Sua história
Muaná foi o primeiro município paraense a aderir sua independência de Portugal. Recebeu em troca a deportação de vários de seus filhos ilustres. Hoje, vive do extrativismo e de um comércio movimentado.


Muaná, a 108 quilômetros de Belém, recebe este nome em alusão ao rio que o banha. É uma das cidades do Marajó. Logo na chegada, a orla atrai os olhares dos visitantes por conta do intenso tráfego de embarcações e do comércio sempre movimentado. Hoje, com pouco mais de 30 mil habitantes, a cidade tem seu nome gravado na história política do Pará.



Consta nos anais da origem da cidade que o município foi o primeiro do Estado a expressar sua vontade de ser independente de Portugal. Considerando a atitude um insulto, a resposta dos lusitanos veio em seguida: a deportação de vários filhos ilustres da terra para a prisão de Limoeiro, em Portugal. Entre os presos destacou-se o nome do fazendeiro José Pedro de Azevedo, que se tornou mártir por conta do gesto heróico, jamais esquecido pelo povo muanaense.



Surgiu no período colonial, originado de uma grande propriedade rural, elevada à condição de freguesia após apresentar grande desenvolvimento. A elevação da então Freguesia São Francisco de Paula ocorreu em 1757.



Hoje, a cidade mantém sua economia através da pecuária, extrativismo vegetal e da extração de minérios, como turmalina e ametista.Foi elevada à condição de freguesia em 1757, com o nome de São Francisco de Paula, padroeiro da localidade. O município foi criado em 2 de dezembro de 1833, por força de resolução do Conselho de Governo. A Comarca de Muaná foi criada em 7 de maio de 1890, através do decreto nº 147. Em 6 de julho de 1895, a lei estadual nº 324, elevou a sede do município à condição de cidade.
Fonte: Portal Muaná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo