quinta-feira, 30 de maio de 2013

Saneamento básico é priorizado na Conferência das Cidades em Moju

Cláudio Santos/ Ag. Pará

O prefeito de Moju, Deodoro Pantoja da Rocha, destacou a falta de ordenamento urbano como outro problema sério em Moju

 


O serviço de saneamento básico, considerado insuficiente no município de Moju, na região do Tocantins, fez parte das diretrizes da III Conferência das Cidades, realizada no município nesta quarta-feira (29). Os participantes destacaram a grande carência de saneamento em Moju, agravada pela falta de abastecimento de água tratada.
Os participantes do eixo temático Saneamento definiram ainda como diretrizes a macrodrenagem no Igarapé Sucupira até a beira do rio, no bairro do Por do Sol, e demais regiões do município, ações de educação ambiental nas escolas, e fiscalização e penalização, por meio de multas, para quem não der a destinação correta aos entulhos.
O prefeito de Moju, Deodoro Pantoja da Rocha, destacou que os problemas de saneamento são graves no município. “Esperamos solucionar parte deles com um convênio já assinado, que dará a Moju recursos na ordem de R$ 24 milhões, dos governos federal e estadual, para a construção do sistema de água”, informou o prefeito, acrescentando que o sistema terá 56 quilômetros de rede e beneficiará 4 mil famílias a mais do número atendido atualmente, alcançando todos os bairros da cidade.
Outro problema citado pelo prefeito é a falta de ordenamento urbano na cidade. Segundo ele, as moradias, prédios públicos e privados não seguiram o Código de Posturas. “Precisamos padronizar a nossa cidade. As construções foram feitas de forma desordenada”, frisou.
Transporte - Moju também não possui transporte coletivo, e os moradores usam moto táxi. Para o prefeito, uma parceria com empresas madeireiras do condomínio industrial beneficiará 2 mil funcionários, com ônibus circulares que deverão funcionar em breve. Ele disse ainda que Moju tem cerca de 4 mil quilômetros de estradas vicinais. “A maioria dos moradores é do meio rural. Por isso, precisaremos melhorar também as vias de acesso para essas pessoas”, explicou.
Deodoro Pantoja da Rocha afirmou que a Conferência das Cidades é importante devido à participação da população na escolha das prioridades. “As discussões contribuem para a construção de um futuro melhor para o município”, ressaltou.
A secretária Municipal de Meio Ambiente, Udinéia do Socorro Gomes Pereira, avaliou como positivas as discussões sobre o desenvolvimento urbano na cidade. “A gestão do nosso prefeito quer mudar a cidade, por isso é importante a contribuição de todos”, disse ela. Em junho próximo, informou a secretária, acontecerá a primeira audiência do Plano Integrado de Resíduos Sólidos, que será apresentado à comunidade.
A assessora da Casa Civil, Ellen Guedes, disse que as propostas discutidas servirão de base para que o Poder Público equacione os recursos direcionados às principais diretrizes escolhidas nas conferências.
Os participantes da III Conferência de Moju escolheram ainda diretrizes nas áreas de habitação, transporte e mobilidade urbana e planejamento urbano. Ao final, foram eleitos seis delegados, que representarão Moju na Conferência Estadual, que acontecerá em setembro, no Hangar Centro de Convenções.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo