quarta-feira, 29 de maio de 2013

Universidade Tecnológica do Pará terá modelo de universidade alemã

Agência Pará de Notícias

O sistema de profissionalização rural da Alemanha foi o tema da reunião realizada nesta terça-feira, 28, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), com a presença do reitor da Universidade de Ciências Aplicadas da Baviera, Hermann Hiler. O encontro foi com os secretários estaduais de Agricultura, Hildegardo Nunes, e de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo, responsáveis pelo projeto de criação da Universidade Tecnológica do Pará (Unitec), voltado à formação de pessoal nos diversos segmentos da economia rural no Pará.
Também participaram o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) Vilson Schuber; o presidente da Faepa, Carlos Xavier; a secretária adjunta da Sagri, Eliana Zacca, e o vice-reitor da Universidade Estadual do Pará (Uepa) Rubens Cardoso.
O projeto da Unitec é baseado no modelo alemão de desenvolvimento agrícola sustentável, que é pautado na integração universidade e indústria. Para ingressar na universidade, o aluno tem que ter experiência de três anos numa empresa que dispõe de vagas para estudantes. A maioria dos que procuram o ensino superior é filho de proprietários rurais em busca de profissionalização para desenvolver o negócio da família e, consequentemente, a economia local.
O sistema dual tem como princípio básico fazer o que o cliente quer, seja empresa ou agricultor. Todos que passam pelo curso têm emprego garantido porque as indústrias têm interesse na mão de obra especializada e isso aumenta a demanda de estudantes querendo aprender nessa área. Muitos alunos formados permanecem como professores nas diversas universidades espalhadas pelo interior da Baviera, atuando também como pesquisadores. A fixação do profissional nas regiões gera renda, bem estar à população rural e um desenvolvimento local mais consolidado.
Esse é também o objetivo do projeto Unitec que o Governo pretende implantar no Pará. O projeto de lei será encaminhado ao governador Simão Jatene e posteriormente à aprovação da Assembleia Legislativa do Estado. Sob o assessoramento da universidade da Baviera, será criado um modelo que se adapte à realidade paraense.
A Unitec vai usar as bases físicas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no interior para instalar polos regionais de formação de mão de obra pautada no conhecimento do saber fazer. Após o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), a Unitec poderá credenciar pessoas para se tornarem professores técnicos pelo saber notório nas áreas agrícola, pecuária e mineral.
Com 2 milhões de habitantes, a Baviera tem a maior área agrícola de toda a Alemanha, único país que pratica esse sistema de desenvolvimento rural praticado há mais de 150 anos e demanda de cooperação no mundo inteiro.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo