quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

REAGIR SEM GERAR MAIS VIOLÊNCIA

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Trago ao palanque um comentário apócrifo deixado na postagem "Latrocida é morto por populares em São Sebastião da Boa Vista"

"Infelizmente esse acontecimento é "atípico" mesmo! Esclarecendo que o fato "atípico" é o da população se revoltar contra bandidos que por meio cruel e sem piedade rouba e mata pessoas de bem nesse município. Fato que já está se tornando "tipico" é a ação de ladrões que entram nas casas roubam, matam, assaltam e fazem o que bem entende nessa cidade, e a polícia e as autoridades municipais não fazem nada! Estão de parabéns os ribeirinhos da comunidade Paquetá bem como a família do Sr. Jair, que não deixaram barato oque aconteceu, e que isso sirva de lição, pois talvez a população se revoltando contra esses bandidos que tomam conta do município, poderemos quem sabe ter de volta a tranquilidade que um dia tínhamos!!!! "REAGE BOA VISTA!!!"
 

NOTA BLOG MARAJÓ NOTÍCIAS

Concordo em parte com o comentarista, porém devo contestar a prática do "Olho por olho, dente por dente". ou se fazer justiça com a próprias mãos, a Lei de Talião. 

Não podemos permitir que a ausência do estado faça-nos tornar, ou melhor, nos igualar a estes delinquentes. Devemos sim pressionar o poder público municipal para que busquem meios de garantir segurança ao povo boavistense.

São Sebastião da Boa Vista hoje dia 27 de Fevereiro 2014.

APÓS A TEMPESTADE VEM O BOM TEMPO. Depois de muito tumúlto, nossa cidade amanheceu sob muita chuva. Mas nossa gente acordou disposta a trabalhar por melhores dias. Cada um em seu posto de serviço. Nossa gente é guerreira, nossa gente é de paz. Espera que as autoridades eleitas pelo povo e aquelas constituídas, prestem contas de suas atitudes no que se refere aos rumos de nosso município. Ou seja, o que será feito por vereadores, prefeito, vice-prefeito, juiz, promotor, defensor, delegado e Polícias Civil e Militar para que as tragédias sejam moderadas. Nós, sociedade civil - escolas, associações, sindicatos, igrejas e demais instituições, temos a obrigação de cobrar e colaborar para que nossa cidade volte a ter o seu nome justificado de BOA VISTA. Afinal, amamos ou não nosso lugar? É HORA DE ORAR, VIGIAR E AGIR. Mãos à obra! Bom dia, gente boavistense!

Fonte: Professor Muller Cruz (Rádio Rural do Marajó)

MAIS UM LATROCIDA ENCONTRADO MORTO

Populares à espera do corpo do latrocida.
Após o latrocínio ocorrido no Paquetá, que vitimou o Sr. Jair, provocando reação imediata da população do local, que caçou os latrocidas, matando um e deixando o outro bastante machucado, outro latrocida foi encontrado "boiando" nas águas do rio Pará, às proximidades da Ilha Conceição.
O corpo do latrocida estava com perfurações à bala e foi resgatado pela Policia Militar e encaminhado ao hospital municipal para reconhecimento e autópsia.

Fonte: Muller Cruz (Rádio Rural do Marajó)

Alunos da zona rural de São Sebastião da Boa Vista estão sem transporte escolar.

ALUNOS DA ZONA RURAL SEM TRANSPORTE.
Alunos do Ensino Médio continuam sem transporte escolar. Desde o início do mês de fevereiro as aulas iniciaram na Escola João XXIII, e para que seus filhos possam estudar, os pais da zona rural estão pagando do seu próprio bolso, o transporte que deveria ser e é, por lei, gratuito. Os governos municipal e estadual brigam entre si e prejudicam mais de 600 alunos (famílias) e deixa fora da escola aqueles que não puderam iniciar seus estudos,
IMAGEM DAS EMBARCAÇÕES DOS  PRÓPRIOS ALUNOS

por falta de condições financeiras. Além disso, como se não bastasse, os barqueiros (pessoas que transportam alunos em suas próprias embarcações) estão há mais de três meses sem receber seus salários. Que situação!! Nossa gente, tá sofrendo demais!!! Até quando??? Cuidado com a revolta de um povo maltratado!!!

Fonte: Professor Muller Cruz (Rádio Rural do Marajó)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

FATO INTERESSANTE EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA.

FATO INTERESSANTE: Na noite de segunda-feira (24) pra terça-feira (25), ocorreu um apagão inusitado em nossa cidade, com duração de exatamente 5 hs - das 21hs até as 01h -, justamente, na noite em que ocorreu o latrocínio do Sr. Jair Alves e, posterior, linchamento e baleamento dos latrocidas pelos populares da ilha, além da fuga do principal mentor do crime (único a escapar). Após esse dia, não houve mais apagão em Tapiré, digo, Boa Vista (sic). Vale lembrar que Seo Jair, seria o responsável pelas obras de construção das casas do INCRA na região e havia recebido um montante em dinheiro para compra de madeira para a empleta. Informações que apenas pessoas de "patente alta" sabiam. Apagões, mortes, assaltos, dinheiro, mistérios de novela que fazem de nossa terra manchete dos jornais Liberal e Diário do Pará e reportagem no Barra Pesada de hoje (26). A JUSTIÇA DE DEUS NÃO TARDA, ELA VEM NA HORA CERTA E TUDO TEM SUA HORA! Essa hora pode estar chegando... Estamos de olho!!!
 
Reportagem: Professor Muller Cruz Rádio Rural do Marajó
Veja esse vídeo do transporte de um dos acusados do Latrocinio.
http://www.youtube.com/watch?v=j6dB5glpypo&feature=youtu.be

AS ULTIMAS EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ

BOA VISTA, HOJE (26): NO RIO GUAJARÁ, INTERIOR DE NOSSO MUNICÍPIO, UM MENOR DE IDADE QUE DIRIGIA UM RABUDO EM ALTA VELOCIDADE (FATO COMUM POR AQUI), ATROPELOU UM IDOSO, QUE VIAJAVA, POR VOLTA DAS 13HS, COM A FAMÍLIA, EM SUA EMBARCAÇÃO, PARA A NOSSA CIDADE. AO CHEGAR, FICOU INDIGNADO COM A FALTA DE AMBULÂNCIA PARA TRANSPORTÁ-LO ATÉ O HOSPITAL MUNICIPAL. ESTAMOS EM APUROS!!!

BOA VISTA, HOJE (26): A BRUXA ESTÁ SOLTA REALMENTE POR AQUI. ERAM APROXIMADAMENTE 11HS, QUANDO UM FUNCIONÁRIO DA REDE CELPA FAZIA SEU SERVIÇO NA RUA 21 DE ABRIL E, POR POUCO, NÃO FOI VITIMADO PELO DESABAMENTO DE PARTE DE UMA CASA, LOCALIZADA NA RUA 21 DE ABRIL, ONDE HAVIA CRIANÇAS BRINCANDO. O FUNCIONÁRIO, COM LEVES FERIMENTOS, FOI SOCORRIDO PELA GERENTE DA EMPRESA E AS CRIANÇAS CHORAVAM ASSUSTADAS. DEUS EVITOU O PIOR! FOI UM PÂNICO TOTAL! NA FISIONOMIA DOS POPULARES PERCEBE-SE O MEDO E A TRISTEZA POR TUDO O QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSA SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA. CRUZ CREDO!!!


LATROCIDA É MORTO POR POPULARES EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA

Foto: Internet
Revoltados com a morte de um morador durante um assalto em São Sebastião da Boa Vista, na ilha do Marajó, populares perseguiram os assassinos, matando um suspeito e espancando o outro. Um terceiro acusado foi preso pela Polícia. A vítima do latrocínio, o barqueiro Jair Idevan de Jesus Alves, de 50 anos, foi atacado por volta de 9 horas da última segunda-feira. Seis homens participaram da ação criminosa. “O que vocês querem?”, perguntou Jair, ao ser abordado pelos bandidos, informou a delegada Adriana Magno, titular da Delegacia de São Sebastião da Boa Vista. Por causa dessa pergunta, dois deles o mataram. Ele foi alvejado com dois tiros de revólver calibre 38 e quatro de revólver calibre 32. Jair morreu na hora.
Os bandidos roubaram material de trabalho do barqueiro, configurando o crime de latrocínio (roubo seguido de morte). O crime ocorreu na comunidade rio Paquetá, distante aproximadamente uma hora da sede da cidade. Indignadas com o assassinato de Jair, aproximadamente 40 pessoas começaram a caçar os criminosos. Durante as buscas, ainda conforme a delegada, eles localizaram dois deles. Um foi dominado e teve a arma retirada das mãos. Com esse mesmo revólver, foi baleado, morrendo também no local. Ele foi identificado como Italo Braga do Nascimento, de 19 anos.
O outro detido foi baleado e, ainda, espancado pela população. Trata-se de Roquefeler Brabo Ferreira, de 21 anos, que, em estado grave, foi transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, na capital paraense. Outro envolvido com o bando, Adriel Santana Ramos, o “Orelha”, 20 anos, foi perseguido pelas polícias Civil e Militar e preso. Ele é fugitivo da Colônia Agrícola Heleno Fragoso. A delegada Adriana disse ainda que Adriel confessou ter participado do roubo ao barqueiro, mas negou ter matado Jair. Ele foi autuado, em flagrante, por latrocínio e formação de quadrilha e continuará preso, à disposição da Justiça.
Os três que fugiram já foram identificados: Andrey Felipe Gomes da Costa, 22 anos, Gedielton Tavares, 19, e Jofre Gomes Rocha, 27. A delegada Adriana também informou que será apurado quem participou da morte de um acusado e do espancamento do outro, embora, nesses casos, seja difícil identificar as pessoas, já que elas próprias protegem umas às outras, além do fato ter ocorrido em uma comunidade bem distante da sede do município. A delegada Adriana considerou “atípico” esse acontecimento em São Sebastião da Boa Vista.

Fonte: O Liberal

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

SSBV: CRIME, CRIME, CRIME À TODA HORA

Após a repercussão do assassinato com requintes de crueldade da jovem Odalena (leia AQUI e AQUI) em plena festividade do Glorioso São Sebastião, os crimes voltam a contecer na Veneza do Marajó.
Em três dias, dois assassinatos foram registrados. Um por motivo passional e o outro latrocínio.
A pergunta que não quer calar é: - O que está acontecendo em SSBV? Qual o motivo de tanta violência?
Observando diversos fatores chego à conclusão que a falta de valores éticos e morais é o fator principal.
São Sebastião vive em constante clima de instabilidade política, administrativa e social.
Em conversa recente com uma cientista social - onde debatíamos este avanço galopante da violência em municípios marajoaras - concordamos que a falta de acesso às políticas públicas destinadas à jovens e adolescentes, está causando a formação de uma geração de delinquentes, alvos fáceis das drogas e álcool.
Todos percebem que no município conhecido como a Veneza do Marajó, as coisas têm preço, não valor.
É verdade que alguns casos pontuais de violência de gênero precisam ser encarados como desvio moral ou de caráter, onde a ação na maioria dos casos é punitiva, não preventiva.
Mas, no bojo do tema, vemos uma cidade onde a banalização da violência é crescente.
Cabe ao município interferir de alguma forma, unindo-se com as igrejas ou com outras entidades, para debaterem uma saída e o resgate da tranquilidade de outrora.

Pare O Crime (Stop The Crime) 
Arnaldo Antunes 

Continuam roubando 
Continuam atirando 
Guardas prendendo 
Quando não estão matando 
Olhe só no jornal 
Então olhe no hospital 
Crime, crime, crime à toda hora 
Parem as atividades criminosas agora 
E quem vai me ajudar a jogar as armas fora? 
Quando não é culpado de ferir 
É acusado de atirar 
Se não é culpado de atirar 
É acusado de subornar 
Quando ele não suborna 
É acusado de matar 
 
Fonte: Marajó Notícias

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

POLÍCIA CIVIL APREENDE CARROS CLONADOS EM OEIRAS DO PARÁ

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), vinculada à Divisao de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), deflagrou neste sábado, 15, no município de Oeiras do Pará, a Operação "Sátyros", para combater a receptação e o comércio de veículos roubados. Dois foram presos.
No primeiro dia, foram apreendidos onze motos, todas com placas clonadas e algumas com chassis adulterados.
Também foram apreendidos cinco carros com placas clonadas e chassis adulterados. Dois dos carros foram apreendidos na residência do prefeito municipal. "A participação dele, assim como as de outras pessoas que estavam com os veículos vai ser apurada através de inquérito policial", explica a delegada Flávia Leal, titular da DRFV.
Os dois homens responsáveis pela venda dos veículos, Cristiano Dias Teixeira e Sivaldo Nunes Ribeiro, foram presos em flagrante e estão recolhidos em Oeiras do Pará.
O trabalho conta com a parceria do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves na realização das perícias no local da operação, que continua durante o final de semana.

Fonte: Polícia Civil

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Norte abre 2,3 mil vagas: dez concursos só no Pará

Para a maioria da classe trabalhadora, garantia de estabilidade de emprego quer dizer também garantir vaga em um dos diversos concursos públicos oferecidos todos os anos na região. Por conta dessa idealização, há quem tome para si a garantia dessa vaga como principal objetivo de vida. Experiente no ramo, o professor de cursinhos preparatórios para concursos públicos Waldecir Mago diz que “concurseiro” - termo já comumente utilizado para esses candidatos, tamanha a quantidade existente de dedicados a essa prática - já parece até ter se tornado uma profissão levada muito a sério. “Tem gente que passa o dia inteiro aqui no cursinho. Tempo integral mesmo. Hoje, parece mesmo uma profissão tomada como objetivo de vida, alcançar vaga num concurso”, contou.
Aberta a temporada de caça às vagas nos concursos, a boa notícia é que o cenário regional tem apresentado muitas oportunidades para quem busca um “lugar ao sol concurseiro”. Este ano, a região Norte dispõe de 2.374 oportunidades com salários que podem chegar a R$ 21,7 mil. Só no Pará, são dez concursos com inscrições abertas, destacando os da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Rural da Amazônia (Ufra). 
Na Ufra, são 38 vagas com salários que podem chegar a R$ 8.422,77. Já quem não vê problemas em sair do Estado para concorrer a uma vaga pode ainda arriscar a sorte no vizinho Estado do Amazonas. Lá, atualmente, são onze certames em andamento e um total de 1.050 vagas disponíveis. “Um estado que também vem acenando com muitas vagas é o Amapá. Lá, a Universidade do Estado do Amapá oferta 122 vagas para o técnico [nível médio] com salários de pelo menos R$ 3.609,52 e 81 vagas para professor [nível superior], com salário de R$ 9.253,44”, alertou Waldecir.
De acordo com o professor Mago, boas apostas também são os concursos federais. Ele contou que são 47 mil vagas disponibilizadas nos concursos dessa esfera. 
Bons vizinhos
Com o crescimento da procura pelos concursos, o professor prevê que em pouco tempo a prática de participar de seletivas para concursos públicos deve igualar-se às por universidades. “As cidades terão novos moradores devido a essas localidades disponibilizarem boa quantidade de vagas para concursos públicos. Minha opinião é que em breve serão como as universidades, que possuem cidades-universitárias”, afirmou Mago.
Sobre aventurar-se em estados vizinhos para garantia de vagas, o professor garantiu: “Vale, sim, muito a pena, pois muitas vezes o deslocamento nem é tão caro e o concursado vai poder garantir sua estabilidade financeira sem muito sacrifício”, garantiu. 
“Para mim, o concurso público é a forma mais democrática de praticar a igualdade. Ele garante ao trabalhador a estabilidade, seja ela independente de raça, posição social etc”, afirma o professor Waldecir, ressaltando ainda que, assim como as universidades, desde o fim do ano passado já vigora o amparo por lei de percentuais de cotas para afrodescendentes em concursos públicos.

Fonte: (Diário do Pará)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ministério Público Eleitoral foca atuação no combate à propaganda antecipada

Procuradoria Regional Eleitoral busca punição de propaganda feita antes de 6 de julho

O Ministério Público Eleitoral (MPE) está se organizando para atuar com ainda mais proatividade no combate a irregularidades eleitorais no Pará. Além das denúncias recebidas de cidadãos, o MPE quer estar mais presente nas ruas, com a realização de fiscalizações e diligências para evitar e punir ilegalidades como a propaganda antecipada e o abuso do poder econômico ou político.
O Procurador Regional Eleitoral, Alan Rogério Mansur Silva, encaminhou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, recomendação aos promotores eleitorais em todo o Estado para que sejam realizadas diligências nas zonas eleitorais para coletar informações sobre possíveis atos irregulares.
No documento, Mansur Silva solicita que todos os indícios de irregularidades sejam registrados. Todas as eventuais reclamações, representações ou notícias quanto ao descumprimento das normas previstas na legislação devem ser catalogadas, e devem ser coletadas o máximo de provas possíveis sobre as irregularidades.
“A extensão territorial do Estado e a característica de uma eleição nacional e regional, para cargos majoritários (presidente, governador, senador) e proporcionais  (deputados federal e estadual) impõe uma análise sistêmica e ampla de atos irregulares por todo o Estado do Pará, que podem ser potencializados pela prática reiterada e contínua em várias localidades e/ou com práticas irregulares que atinjam, de uma só vez, todo o Estado”, diz a recomendação.
Para o MPE, nas investigações eleitorais é de grande importância o contato diário mantido entre os promotores eleitorais e a população. Essa proximidade com o dia a dia das zonas eleitorais faz com que aos promotores eleitorais possam chegar informações mais abrangentes das irregularidades ocorridas.

Íntegra da recomendação: http://goo.gl/KJulQu


Fonte: Ministério Público Federal no Pará

Lula quer preservar Dilma até a Copa

O fato de Luiz Inácio Lula da Silva voltar a usar sua tradicional barba é apenas um item do plano estratégico já traçado entre os petistas neste período de pré-campanha: o ex-presidente tomará a linha de frente dos embates públicos com os adversários até o fim da Copa do Mundo, em meados de julho. A ideia é criar a imagem de que sua sucessora e pré-candidata à reeleição, Dilma Rousseff, está concentrada na administração do País e na realização do evento esportivo. 
No sábado, 8, em Ribeirão Preto, durante um evento do pré-candidato petista em São Paulo, Alexandre Padilha, Lula já foi para cima do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Além de críticas sobre a atuação do magistrado no julgamento do mensalão, os petistas veem Barbosa como possível adversário na sucessão de outubro. Por ser juiz, ele poderá se desincompatibilizar do cargo e se filiar a um partido até abril - o prazo de outros candidatos é outubro do ano anterior, pelo menos 12 meses antes do 1.º turno. “Se quer fazer política, entre para um partido. Mostre a cara”, disse o ex-presidente.
Além de rodar o Brasil fazendo campanha para os candidatos petistas a governos estaduais, como já fez no fim de semana com Padilha, Lula vai usar a internet para travar a disputa política em torno de temas espinhosos para o PT, como a defesa da gestão Fernando Haddad na capital paulista, o desempenho da economia, a regulação da grande mídia, o combate à corrupção, a reforma política e a própria Copa do Mundo.
Nos primeiros meses, por questões de agenda, as ações vão se concentrar em São Paulo. Até maio, Lula deverá cumprir compromissos pessoais nos Estados Unidos, na América Latina e na África. A partir de então o ex-presidente vai se dedicar em tempo integral à pré-campanha. As prioridades serão os cinco maiores colégios eleitorais do País - São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.
A estratégia da pré-campanha foi definida em duas reuniões. A que decidiu o papel de Dilma foi em Brasília e a segunda, que discutiu o uso da internet, na sede do Instituto Lula, em São Paulo.
Segundo um colaborador do ex-presidente, ele não deixou a barba crescer à toa, e sim por um aspecto simbólico. Lula, que tirou a barba durante o tratamento de câncer na laringe em 2011, vinha usando apenas bigode, como é menos conhecido.
Petista vai aos EUA ‘melhorar humor’ de investidores
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará nesta segunda-feira, 10, em Nova York a fim de se reunir com empresários e investidores norte-americanos. 
Segundo os auxiliares de Lula, o objetivo de sua viagem é tentar reverter o que os petistas chamam de “mau humor” dos investidores brasileiros com a política econômica de Dilma. 
Após falar aos investidores, Lula vai se encontrar com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton.
Por isso, Lula não vai participar do evento que o PT preparou para lançar a pré-campanha de Dilma, também nesta segunda, em São Paulo, durante as comemorações dos 34 anos do partido.
No fim de semana, o ex-presidente chegou a pedir desculpas ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, pela ausência no evento desta segunda em São Paulo.
Há duas semanas Falcão conclamou os dirigentes de todos os diretórios estaduais e municipais do PT a transformarem o aniversário do partido em uma cadeia nacional de eventos para marcar o lançamento da pré-campanha de Dilma ao Planalto.
O partido não soube informar quantos atos serão realizados nem em quais cidades.

Fonte: (Diário do Pará)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Carol Nakamura passou por Soure com o quadro “Giro” do Domingão do Faustão

Carol conheceu a rotina dos moradores e policias que utilizam o búfalo.

Carol Nakamura vendo de perto como os vaqueiros fazem a “tocagem” dos Búfalos (Foto: Dário Pedrosa)
A passagem da apresentadora Carol Nakamura do quadro “Giro” do Domingão do Faustão, nesta quarta feira (05), pela cidade de Soure foi para conhecer de pertinho o animal símbolo do Marajó: o Búfalo. Durante as gravações a apresentadora pôde acompanhar de perto o trabalho da Policia Militar do 8º batalhão de Soure que utiliza os búfalos em sua ronda pela cidade. Lembrando que a policia montada de Soure é a única no mundo a utilizar os búfalos no trabalho de rotina.  Carol Nakamura aproveitou e foi até os campos alagados da Ilha sentir na pele a necessidade da utilização desses animais no dia-dia dos policias.
Aahhh! o mais curioso da reportagem foi Nakamura comer testículo e cérebro de búfalo no sítio dos polícias Vitelli e Cassiano. Ainda em Soure ela pôde conhecer as famílias que criam o animal como se fossem bichinhos de estimação brincando no quintal da casa com as crianças, já na fazenda Bom Jesus ela fez a tocagem dos búfalos juntamente com os vaqueiros e na sequencia participou da corrida de búfalos, na qual, não teve sucesso e chegou em último lugar.
Carol deitada sobre o búfalo (Foto: Dário Pedrosa)
Ainda no roteiro marajoara o que não poderia ficar de fora é a culinária marajoara, e o restaurante Delícias de Nalva foi o escolhido. Outra pauta que entrou no quadro “Giro” foi o concurso do “treme”, que será gravado nesta sexta (07) na casa de shows Metrópole com as aparelhagens Ouro Negro e Badalasom o Búfalo do Marajó.

Fonte: Madson Santos

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

FPF define mudanças nas datas dos jogos das semifinais

Alteração ocorreu após reunião na tarde desta segunda-feira (3), na FPF.
Belem (PA)-Em reunião na tarde desta segunda-feira (3), nas dependências da Federação Paraense de Futebol, foi decidido que as datas dos jogos entre Paysandu e Paragominas e Remo e Cametá serão invertidas devido a estreia do Paysandu na Copa Verde.

A confirmação foi dada pelo diretor técnico de competições da FPF, Fernando Castro, logo após o término da reunião. ‘Decidimos reunir para que as coisas possam andar da melhor maneira possível no futebol paraense. O Paysandu irá estrear dia 12 na Copa Verde, contra o Náutico/RR. É uma viagem que tem uma logística complicada, por isso, o Paysandu solicitou a mudança e foi aceita por todos os representantes de clubes envolvidos nas semifinais do primeiro turno do Parazão’, explicou.

Representaram o Clube do Remo na reunião o diretor Sérgio Dias e o vice-presidente Marco Antônio (Magnata). Já o Paysandu foi representado pelo presidente Vandick Lima, além dos representantes do Cametá e Paragominas, que participaram da reunião através do telefone.

O diretor técnico Fernando Castro ressaltou a importância do acordo e avisou que mais mudanças poderão acontecer no decorrer do Parazão. ‘Foi um acordo amigável, importante para todos. Remo, Paysandu e Paragominas são os representantes do Pará na Copa Verde e conforme os clubes forem avançando na competição, nós iremos nos reunir novamente para que tenha uma mudança no calendário de jogos do Campeonato Paraense, que não prejudique os nossos clubes’, frisou.

Veja como ficaram as datas dos confrontos das semifinais do primeiro turno:

Quarta-feira (5) – Paragominas x Paysandu – Arena do Município Verde

Quinta-feira (6)- Cametá x Remo – Parque do Bacurau

Sábado (8) – Paysandu x Paragominas – Mangueirão

Domingo (9) – Remo x Cametá – Mangueirão.

FAMÍLIAS DE MUANÁ RECEBEM RECURSOS DO PRONAF PARA A PRODUÇÃO DE AÇAÍ

Trinta e nove famílias de agricultores familiares das comunidades Atata e Nazaré, na zona rural de Muaná, Marajó, receberam recursos, da ordem de R$ 776 mil, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para investimento na cadeia produtiva do açaí, principal atividade econômica local. Os projetos foram elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), pelo Banco da Amazônia. Até o fim deste mês, mais 65 famílias serão contempladas, com recursos que totalizam R$ 1.955 milhão.
A expectativa é de aumentar em pelo menos 50% a produção de açaí já no próximo ano. Segundo o técnico em agropecuária Canindé Moura, coordenador do escritório da Emater em Muaná, os agricultores culturalmente só extraíam palmito e deixavam em segundo plano o açaí. “Fizemos um trabalho mostrando a rentabilidade da cadeia produtiva do fruto e também a vantagem da atividade na conservação do meio ambiente”, diz.
Cada contemplado receberá R$ 25 mil, destinados à manutenção e limpeza do açaizal, introdução de essências florestais (andiroba e ipê) e culturas como cupuaçu, cacau e banana. A benfeitoria é imediata no modo de produzir e, consequentemente, na produção.
 
Fonte: Marajó Notícias
RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo