quinta-feira, 17 de julho de 2014

MPF renova pedido de condenação de quadrilha que desviava cartões bancários transportados pelos Correios

Grupo causou prejuízos de pelo menos R$ 3,5 milhões a moradores da região metropolitana de Belém
O Ministério Público Federal (MPF) voltou a pedir à Justiça a condenação dos integrantes de um grupo especializado em fraudes financeiras com cartões bancários desviados de correspondências sob responsabilidade dos Correios na região metropolitana de Belém. Segundo as investigações, o esquema causou prejuízo de pelo menos R$ 3,5 milhões aos proprietários de cerca de 700 cartões fraudados.
Os novos pedidos foram feitos no início de julho, em processos judiciais abertos em dezembro do anos passado a partir de denúncia do MPF contra 23 acusados. O procurador da República Ubiratan Cazetta voltou a pedir condenação deles por crimes como formação de quadrilha, estelionato, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. As penas para esses crimes ― que podem ser somadas pela Justiça, em caso de condenação ―  chegam a 12 anos de prisão mais multa.
O esquema foi desbaratado pela operação Card Free, realizada em junho de 2013 pela Polícia Civil em parceria com o setor de Inteligência dos Correios. Na operação, 21 pessoas foram presas. Foram apreendidos dezenas de cartões magnéticos, correspondências, equipamentos eletrônicos e de informática, uma metralhadora calibre 9mm Imbel, de uso exclusivo do Exército, um revólver calibre 38, e munições.
A quadrilha contava com a participação de empregados dos Correios, responsáveis pelos desvios de correspondências contendo os cartões bancários com as respectivas senhas. Segundo o MPF, o material desviado era repassando a outros membros da quadrilha, que revendiam esses cartões ou faziam uso deles para fazer compras e operações bancárias.
Uma parte do grupo ainda se fazia passar por empresa de telemarketing, oferecendo assinaturas de revistas semanais, para, com isto, obter os dados pessoais dos titulares dos cartões de crédito que haviam desviado.

Processos nºs:

32879-78.2013.4.01.3900 – 3ª Vara Federal em Belém
Acompanhamento processual: http://goo.gl/OcbrPP

32983-70.2013.4.01.3900 – 3ª Vara Federal em Belém
Acompanhamento processual: http://goo.gl/bt1dy6


Fonte: Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0148 / 8403-9943
ascom@prpa.mpf.gov.br
http://www.prpa.mpf.mp.br/
http://twitter.com/MPF_PA
RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo