quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sespa apresenta campanha contra escalpelamento

Campanha Escalpelamento 013-A Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina, lançou uma campanha que visa erradicar os acidentes provocados pelo eixo descoberto dos motores de barcos. Para isso, foram divulgadas peças da Campanha Nacional de Combate ao Escalpelamento em um evento que reuniu a imprensa nesta terça-feira, 5, na sede do Sindicato dos Médicos.
O projeto faz parte de uma campanha nacional, lançada em agosto, que tem como madrinha a atriz paraense Dira Paes. Ela participa de comerciais de TV e de peças de rádio para conscientizar a população sobre a importância da prevenção como melhor meio de se evitar esse tipo de acidente. A divulgação chama a atenção para as orientações de segurança quando da utilização de embarcações para deslocamentos, entre elas o cuidado, para crianças, jovens e idosas, em manter o cabelo totalmente preso e coberto com bonés ou outro acessório; o cuidado com o uso de colares e cordões e a manutenção de uma distância segura do eixo da embarcação. Além disto, a Marinha do Brasil oferece e instala gratuitamente a proteção do motor, sem multas ou punições aos próprietários ou condutores de barcos.
Campanha Escalpelamento 049-Além de inserções em TV e rádio, o Governo do Estado também divulgou um gibi. A programação desta terça-feira reuniu autoridades, como o secretário de Saúde, Hélio Franco, e promotores do Ministério Público. Hélio Franco agradeceu a presença de todos e, em especial, de representantes da Santa Casa, que é referência no atendimento a vítimas de escalpelamento. Segundo ele, a meta do Estado é reduzir a zero este tipo de acidente. Este ano, a Santa Casa já registrou seis casos dessa natureza. "A informação e a mídia são fundamentais. Precisamos trabalhar a conscientização das pessoas", frisou, ressaltando que o Governo do Estado investe na prevenção para evitar o problema, que gera uma série de transtornos físicos e psicológicos.
Leane Fiuza de Mello, promotora do Ministério Público, considerou excelente o material de divulgação. "É um problema de saúde pública na medida em que as pessoas não têm acesso as informações necessárias. Este material que está sendo lançado consegue explicar o assunto com clareza", disse, enfatizando que o Ministério Público disponibilizará as peças às comarcas do interior para o trabalho de conscientização e prevenção.
João Gouveia, integrante da diretoria colegiada do Sindicato dos Médicos, também elogiou o trabalho desenvolvido e lembrou que os dados já sofreram decréscimo. "Lembro que houve época em que estes acidentes chegavam a 30 por ano. Hoje, temos seis. Mas queremos conscientizar a população que se utiliza dos barcos como meio de transporte para acabar de uma vez por todas com esse flagelo", enfatizou.
Campanha Escalpelamento 016-Os acidentes têm acontecido principalmente nas regiões do Marajó, Metropolitana, nordeste paraense, Baixo Tocantins e Tapajós. As embarcações que navegam com o eixo desprotegido expõem os usuários a acidentes que podem causar mutilações. Mulheres e crianças são as maiores vítimas. A adolescente N.M, de 14 anos, foi umas das vítimas em 2012. Ela participou do evento e garantiu que, assim que voltar para Porto de Moz, sua cidade natal, vai conversar com os vizinhos sobre o assunto. "Estou superando esta fase e gostaria de mostrar a todos os conhecimentos que adquiri", disse ela, que participa do Espaço Acolher, programa que oferece classe hospitalar a vítimas de acidente.
Texto: Nilson Cortinhas / Ascom Santa Casa
Fotos: José Pantoja
Fonte: http://www.saude.pa.gov.br/index.php/noticias/754-sespa-apresenta-campanha-contra-escalpelamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo