domingo, 1 de setembro de 2013

Tradição do desfile empolga estudantes

Tradição do desfile empolga estudantes

Alunos e escolas passam o ano se preparando para os desfiles da Semana da Pátria que este ano muda de formato, datas e de locais (Foto: Daniel Pinto)
O tradicional desfile escolar pelo Dia de Raça em 5 de Setembro foi desmembrado e não será realizado na Avenida Presidente Vargas, centro de Belém. Os cerca de 85 mil estudantes da rede pública de ensino irão se apresentar nos bairros onde as escolas estão localizadas. O dia da marcha para cada escola vai seguir o cronograma da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As apresentações começam hoje, 1, com os colégios de Icoaraci e seguem até o próximo dia 7, quando se comemora a Independência do Brasil. O desfile escolar pelo Dia da Raça existe deste o Estado Novo, governo de Vargas, como valorização do dever cívico de estudantes para com o país.
Com os tambores rufando, trombones afinados e os passos sincronizados, os alunos que integram a banda da Escola Estadual Visconde de Souza Franco começaram os ensaios para o desfile desde cedo. Na verdade, o grupo exercita suas apresentações o ano inteiro, mas é nesta época que eles ganham maior visibilidade junto a sociedade que os assiste passar no dia do desfile, por isso as aulas acontecem diariamente.
Até a última quarta-feira, 28, a diretora da escola Marilena Lima ainda não havia recebido a programação da Seduc, mas já sabia que o desfile escolar será nos bairros. “A nossa banda ensaia independente da Semana da Pátria, mas nestes últimos dias nós intensificamos as aulas”, disse.
Questionada sobre o que a escola, e a banda, levarão para a avenida este ano a professora se limitou a não informar as surpresas para a apresentação, mas ressaltou que todos os alunos estão envolvidos no desfile – uns na banda, outros pelo grupo de dança. Os desfiles fortalecem a cultura de paz na qual as escolas trabalham.

BANDAS FAZEM SUCESSO
As bandas de fanfarras são um dos principais símbolos da festa pela Raça e a do colégio Souza Franco é uma das mais tradicionais da cidade. O aluno do 3º ano, Erick Costa, 18, participa da banda tocando trompete. Para ele, o desfile escolar é a oportunidade que as escolas têm para apresentar os projetos pedagógicos. “O desfile escolar mostra a realidade que existe nas escolas para a formação de cidadania dos alunos. O desfile pela Semana da Pátria não é uma vitrine, mas é o momento em que a sociedade conhece quem será o seu futuro”, disse o estudante.
O grupo se posiciona de tal forma que simula a postura que eles devem ter no dia da apresentação. A cada sequencia de notas, os pés pisam firmes no chão, em marcha. “Não é difícil ensaiar eles. Todos são dedicados”, observa o regente Ailson Barbosa.

TEMA DO DESFILE
Este ano, o tema dos desfiles escolares será “Música e Esporte em sintonia”. De acordo com a Seduc, as apresentações acontecerão em 20 locais diferentes, incluindo bairros de Belém, os distritos de Mosqueiro e Icoaraci e também os municípios de Ananindeua e Santa Bárbara na Região Metropolitana.
Os alunos do Centro de Estudos Paes de Carvalho, por exemplo, irão desfilar na próxima terça-feira, 3, na Praça do Arsenal. A banda de fanfarra da escola e a linha de frente (alunos envolvidos nos projetos artísticos como dança e teatro) também ensaiam a todo vapor para fazer bonito no dia da apresentação.
O instrumentista Hugo Nascimento, 19, do 2º ano, exercita com seu sousafone (instrumento de sopro) mesmo fora do horário dos ensaios. “O desfile pelo dia da raça é muito tradicional e mostra tudo o que a escola faz pelo seu aluno”, frisou.

ESCOLAS MUNICIPAIS
Na rede municipal de ensino, o desfile continuará a ser realizado no dia 5, Dia da Raça. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), as apresentações irão acontecer na aldeia Amazônica e contarão com a participação de 700 alunos das escolas municipais.

Seduc justifica as mudanças no desfile

O desfile das escolas na Semana da Pátria terá um formato diferenciado esse ano. A primeira mudança será no local, já que o desfile principal não será mais na avenida Presidente Vargas. A coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), professora Ana Glória Nascimento, afirma que a mudança vem sendo planejada desde 2011. “A gente vem fazendo uma análise e conversando com os alunos. A maior questão é que existem 22 bandas oficiais e parte delas só existe na Semana da Pátria, nós estamos tentando ampliar isso”, explica Ana Glória.
A coordenadora explicou que com o novo modelo, o orçamento utilizado no desfile único na Semana da Pátria foi divido entre as Unidades Seduc Na Escola (Use) para que cada área utilize de acordo com suas necessidades. Ana Glória conta que cada unidade escolheu como vai trabalhar a Semana da Pátria: “Eles escolheram o que encaixa melhor no perfil do setor. Algumas farão apenas uma programação, enquanto outras optaram pelo desfile tradicional”.
A troca de local não teve relação com as brigas que passaram a acontecer com frequência nos desfiles da Presidente Vargas. A Seduc teria identificado uma necessidade de transformar as bandas em uma questão pedagógica, assim como as linhas de frente. “Assim, as bandas poderão trabalhar mais nas escolas e tocar em eventos como o Círio, e em praças da cidade. Além disso, não vamos retirar os alunos dos seus bairros. Temos 24 pontos fechados em toda a área metropolitana da capital, incluindo Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro”, enumera.
O orçamento também será usado no reparo de instrumentos, ajuda na compra de uniformes, formação de regentes e oficinas dentro das escolas. O objetivo é que os próprios alunos possam se preparar para conseguirem fazer os reparos nos instrumentos. “Esperamos que a partir desse ano já tenha bom resultado na área metropolitana e possamos desenvolver mais esse modelo”, conclui Ana Glória Nascimento. 

Fonte: (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo