segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Funcionários da Petrobras dizem que leilão de Libra empobreceu o país

Funcionários da Petrobras dizem que leilão de Libra empobreceu o paísRio de Janeiro, 21 out (EFE).- Os funcionários da Petrobras afirmaram nesta segunda-feira que o Brasil ficou mais pobre após leiloar a um consórcio integrado por cinco empresas os direitos para a exploração do campo de Libra, a maior reserva de petróleo já descoberta no país.
'O país antes do leilão era 100% dono de um dos maiores campos de petróleo já descobertos no mundo. Agora o povo brasileiro está 60% mais pobre', disse João Antonio de Moraes, presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), citado em comunicado divulgado pela central sindical que agrupa a maioria dos funcionários da Petrobras.
De acordo com o líder sindical, após o leilão, o país ficou, 'na melhor das hipóteses', com 40% da riqueza petrolífera, já que essa é a participação da estatal no consórcio que adquiriu a licitação.
O consórcio vencedor do leilão realizado hoje no Rio de Janeiro, o único que apresentou uma oferta, é integrado, além da Petrobras, pela francesa Total (20%), a anglo-holandesa Shell (20%) e as chinesas China National Corporation (10%) e China National Offshore Oil Corporation (10%).
'A entrega de 60% do campo de Libra para as multinacionais é um dos maiores crimes contra a soberania do país. Um dia triste para o povo brasileiro', assegurou Moraes, que lamentou que o governo tivesse prosseguido com a licitação apesar das manifestações contrárias de diferentes organizações sociais e dos sindicatos do setor petroleiro.
Os funcionários da Petrobras, que realizam desde a quinta-feira passada uma greve que conta com uma adesão de mais de 90%, decidiram manter a paralisação depois que o governo se absteve de suspender o leilão, que era uma de suas reivindicações.
Outra das exigências dos grevistas é um aumento salarial de 12,86%. A Petrobras elevou hoje sua proposta de reajuste salarial de 7,68% para 8%, mas a FUP rejeitou a oferta e manteve a paralisação.
O consórcio que adquiriu os direitos para explorar Libra se comprometeu a entregar à União 41,65% do petróleo excedente, ou seja, o que sobra uma vez descontados os custos de produção, o que representa o mínimo exigido nas regras do leilão.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o país arrecadará cerca de R$ 1 trilhão nos 35 anos do contrato, somando os royalties, a cessão de petróleo e outras taxas.
Para a ANP, se forem levados em conta os impostos e a participação que corresponde a Petrobras no consórcio, 80% das receitas geradas por Libra ficarão nas mãos do Estado.
A FUP, no entanto, alega que 'uma manobra realizada pela ANP no edital da licitação' pode reduzir para 14,58% a participação do Estado nas riquezas de Libra.

Fonte: Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo