quinta-feira, 18 de abril de 2013

Futebol paraense

Jogadores do Paysandu investem em dedicação

A expectativa para o dia de hoje gira em torno do treino coletivo, que pode dar contornos ao time que enfrenta o Clube do Remo, no próximo sábado (20), no Mangueirão. De posse de todos os atletas, o técnico Lecheva pode acenar com a formação da maioria dos jogos, ou prosseguir em teste com pequenas mudanças, em especial na lateral-esquerda e no ataque.

No último jogo, pela Copa do Brasil, o treinador optou por colocar a dupla de ataque com Héliton e Iarley, deslocando João Neto e Rafael Oliveira para o segundo tempo. Já na ala esquerda, Rodrigo Alvim retornou ao time, enquanto Ricardo Capanema estava suspenso. Se continuar com todas as peças á disposição, o Papão projeta um término favorável ao segundo turno.

“Em quatro jogos a gente pode estar definindo o Campeonato Paraense, mas antes, temos que passar pelo Clube do Remo, um grande adversário e um grande clássico. A nossa motivação para isso será a alegria do nosso torcedor”, acredita Alvim, que admite desconhecer totalmente o pensamento do técnico sobre a onzena titular do sábado. “Isso ai tem que perguntar para o Lecheva. E como eu falei, eu prefiro jogar do que treinar, mas para esta partida estou bastante motivado”.

Motivação, aliás, parece não ser problema na Curuzu. Sem pendências internas ou externas, o grupo se mantém eufórico, mesmo trabalhando durante o dia, no sol forte, sob temperaturas elevadas. “Você ter todo mundo treinando, não tem ninguém com lesão grave e um ambiente bom, serve de ponto favorável ao nosso time. A gente espera continuar nesse nível de alegria, amizade e companheirismo e que a gente possa transmitir isso para o torcedor com uma bela vitória”, completa Eduardo Ramos.

Trabalho exige velocidade na troca de passes

Enquanto observa o futuro na Copa do Brasil, ainda sem data para iniciar a segunda fase, o Papão da Curuzu faz o que tem feito há 25 dias, tratando-se de Campeonato Paraense: treinos e mais treinos. Na manhã de ontem, quando se achava que os bicolores fariam coletivo, a comissão técnica preferiu um trabalho técnico, mais voltado para o toque e posse de bola.

Lecheva trabalhou com campo reduzido e dividiu duas equipes para um bate-bola em dois toques. A prioridade nesse tipo de trabalho é acelerar a visão de jogo, com trocas rápidas de passe, e uniformizar o grupo, uma característica que dificulta a marcação e envolve aos poucos o adversário, quando bem executado. Foi assim, por exemplo, que o Paysandu venceu o maior rival nas últimas duas partidas. A terceira, em especial, foi uma aula tática, e assim os bicolores esperam atuar no sábado, às 18h30, no Mangueirão.

Independente do trabalho executado, o time tem em vista que no sábado vale novamente a velha máxima do futebol, “em clássico não tem favorito”. E, mesmo na expectativa por um adversário desgastado, dificilmente o ânimo das equipes irão se abater diante da torcida paraense. “Na verdade, eu prefiro jogar a treinar. Então, eu no lugar deles ficaria feliz”, completa o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim, sobre a situação do maior rival.

Facilidade não existe

Em um jogo apático, sem qualidade e conteúdo técnica, Portuguesa (SP) e Naviraiense (MS) empataram em 1 a 1, no estádio Canindé, ofertando ao time mato-grossense a condição de próximo adversário do Paysandu, na segunda fase da Copa do Brasil. Os bicolores por sua vez, se mostraram surpresos com o resultado, sobretudo pelo desconhecimento de alguns sobre o próximo compromisso.

“Sem dúvida surpreende. Acho que pode ser considerada a primeira zebra, apesar da Portuguesa, a gente saber que tem investimentos diferentes. Eu não assisti o jogo, mas meu pai me ligou meia noite para contar o resultado. Então, sem dúvida a atenção tem que ser dobrada porque as dificuldades serão grandes”, opina o meia Eduardo Ramos, que prefere não minimizar a expressão do próximo adversário.

“Diante de qualquer time o Paysandu tem obrigação de vencer. Independente deles terem tirado uma boa equipe da competição, você joga para sair com a vitória. É uma oportunidade boa de chegar à terceira fase. A Copa do Brasil é uma vitrine muito grande e nós vamos nos preparar bem para isso”, prossegue.

Quando perguntado sobre a possibilidade de eliminação na primeira partida, uma vez que o primeiro jogo será na cidade de Naviraí, distante 370 quilômetros da capital Campo Grande, o maestro não esconde a intenção, mas sabe que um prognóstico antecipado, principalmente numa competição acostumada a apresentar zebras, pode não ser benéfico ao emocional da equipe, preferindo apenas centralizar a preparação no adversário de sábado. “Pode ser sim. Temos tudo para isso, mas temos que ir lá e fazer o jogo da vida, não tomar dois, três gols e achar que aqui dentro a gente vai conseguir com facilidade. Não vou nem pensar nesse jogo, a Copa do Brasil é importante, mas temos uma decisão no sábado mais importante”.

Lusa tem plantel pequeno

Na manhã desta quarta-feira, o técnico da Tuna Luso, Cacaio, comandou o primeiro treino coletivo visando o jogo contra o Paragominas, no próximo domingo, às 9h30, no Souza. Por falta de jogadores, a atividade foi disputada em dois períodos, atuando contra o time sub-20 da Águia Guerreira, ao comando do técnico Zé Raimundo.

A equipe que se prepara para enfrentar o Paragominas venceu por 2 a 0, com gols de Fabrício e Lucas. A Tuna treinou com Dida, Maranhão, Preto Barcarena, Max Melo e Léo; Daniel, Rodrigo Santarém, Fabrício e Lucas; Pedrinho Mossoró e Daniel Papa Léguas.

A situação curiosa ocorreu quando o ‘time B’ da Tuna entrou em campo para enfrentar também os reservas do Sub-20. Com poucos atletas no grupo, Cacaio colocou os titulares Fabrício, Pedrinho Mossoró e Lucas para jogar junto à equipe B também. “No momento, estamos com muitos jogadores no departamento médico, então temos contado apenas com cerca de 18 ou 19 jogadores por treino. Acaba sendo necessário que alguns jogadores entrem para completar o time e eu optei por esses”, comentou o técnico.

Cacaio avaliou de forma positiva o esforço extra dos atletas. “O Fabrício havia perdido alguns treinos, então foi até bom ele dar uma puxada extra no treino. Os demais atletas vão se preparando para se doar mais nessa reta final. Tivemos um ritmo de treino e jogo quebrado, e esse esforço extra pode recolocar os jogadores na adrenalina de competição”.

Paragominas está indefinido para encarar a Tuna

O Paragominas está indefinido para encarar a Tuna no domingo (21). Mesmo com dois treinos realizados ontem, o técnico Charles Guerreiro segue sem escalar o time titular para a partida do fim de semana. Segundo o comandante da equipe, a escalação deve sair ainda hoje. O PFC viaja para Belém na sexta-feira (19).

Fonte: (Diário do Pará)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo