sexta-feira, 28 de junho de 2013

Câncer de boca é assunto de congresso em Belém

Sexta-Feira, 28/06/2013

O V Encontro sobre Câncer de Boca , que acontece durante a programação do X Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia, visa alertar sobre a necessidade de criação de uma política Estadual  sobre Câncer de Boca.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa de câncer da cavidade oral para 2012 , era de 120 casos em homens  no Estado, correspondendo a uma taxa bruta de 3,16 casos por 100 mil habitantes, sendo 40 na capital, representando uma taxa de 6,22 por 100 mil habitantes.
Em relação ao sexo feminino, a estimativa era de 70 casos da doença, correspondendo a 1,95 casos por 100 mil habitantes no Estado, sendo 30 casos em Belém, representando 4,30 casos por 100 mil habitantes.  
DOENÇA
Conforme o Inca, o câncer bucal é o que afeta lábios e o interior da cavidade oral, por isso devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua) e amígdalas. Os principais fatores de risco são o consumo de álcool e tabaco, próteses dentárias mal adaptadas e exposição excessiva ao sol.

PROGRAMAÇÃO
8h – Histórico dos Encontros sobre Câncer de Boca da Região do Rio Caetés – Neyliana Sá
9h – Câncer de Boca: o que fazer da suspeita até o acompanhamento – Lucas Machado de Menezes (CRO-Capanema)
10h – Tratamento e Reabilitação em Pacientes Oncológicos no Hospital Ophir Loyola – Marcelo Newton Carneiro (HOL)
11h – Reabilitação funcional após cirurgias de cabeça e pescoço – Fabrício Peixoto do Nascimento (fonoaudiólogo)
14h – Aspectos clínicos e moleculares influenciadores no prognóstico do carcinoma epidermoide de boca no Estado do Pará – Helder Antônio Rabelo Pontes (UFPA)
15h – Política Estadual sobre Câncer de Boca – Evaldo Bichara Filho (Sespa)
16h – Política Nacional de Saúde Bucal: articulação da rede de serviços na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de boca – Moacir Paludetto Júnior (Ministério da Saúde)
Serviço: O V Encontro sobre Câncer de Boca , acontece durante o X Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia na sexta-feira (29), no horário de 8H às 12h e de 14h às 16h, no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar)

Fonte: (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo