terça-feira, 11 de junho de 2013

Polícia Civil dá início à Semana de Enfrentamento à Violência contra Pessoas Idosas

Polícia Civil
Os postos de atendimento que integram a programação estão montados no Parque Shopping
 
A Polícia Civil iniciou, nesta segunda-feira, 10, no segundo piso do shopping Pátio Belém, a programação da Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A ação se estenderá até o próximo dia 15. No primeiro dia, a ação, coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil, contou, pela manhã, com exames de verificação da pressão arterial e de glicemia. À tarde, com expedições gratuitas de carteiras de identidade e show de dança de grupos da Terceira Idade.
No estande montado no centro de lojas, o público recebeu folders informativos sobre os serviços prestados pela Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) e sobre os direitos da pessoa idosa. O evento é alusivo ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no próximo sábado, 15 de junho.
À frente da programação estão as delegadas Simone Edoron, titular da DAV, e Rosana Rojas, da DPID. A ação quer chamar a atenção da população para os casos de violência contra idosos. "Queremos esclarecer à sociedade sobre como enfrentar e prevenir a violência contra os idosos e ainda promover a sensibilização das pessoas para que compreendam o processo de envelhecimento", explica a titular da DAV.
Segundo Simone Edoron, as denúncias recebidas na Delegacia de Proteção ao Idoso são caracterizadas, em geral, por relações desgastadas, conflituosas e que ficam mais acirradas quando há necessidade dos membros da família compartilharem responsabilidades em prol de um idoso.
A delegada Rosana Rojas salienta que, entre os crimes mais comuns denunciados na DPID, está o desvio de proventos financeiros, que é quando um familiar ou responsável em receber pensão ou a aposentadoria, usa o dinheiro em proveito próprio sem atender as necessidades do idoso. Outros crimes comuns são a humilhação e os maus-tratos. Assim, a Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, à qual a Delegacia de Proteção ao Idoso está vinculada, buscou parceria junto ao shopping Pátio Belém, por meio do projeto denominado "Ativa Idade", que realiza atividades lúdicas, educativas e esportivas com grupos de idosos.
Outras parcerias da DAV foram firmadas com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, por meio do projeto Vozes; com o Centro de Terceira Idade do Palácio Bolonha, e com as Secretarias Municipal de Saúde (Sesma) e Estadual de Saúde Pública (Sespa), para oferecer serviços de saúde gratuitos para a população idosa, durante o evento.
A programação, nesta terça-feira, 11, terá, pela manhã exames de saúde. A partir de 14 horas, haverá emissão de carteiras de identidade, até as 19 horas. A expedição gratuita de carteiras de identidade é feita exclusivamente para idosos, todos os dias da programação, no horário de 14 horas às 18 horas.
Os idosos deverão levar Certidão de Nascimento, ou de Casamento ou de Divórcio originais, duas fotos tamanho 3x4 recentes e iguais, e um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone) com endereço atualizado. No final da tarde, haverá apresentações de dança, teatro e coral, com grupos de Terceira Idade do Palácio Bolonha e do Sest/Senast.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo