quinta-feira, 13 de junho de 2013

Maioridade Penal é debatida na abertura do Fonacriad

O envolvimento de adolescentes em atos infracionais e o debate sobre a redução da maioridade penal foram os destaques na abertura da 2ª Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), que teve início na manhã desta quinta-feira (13), na Estação das Docas, em Belém.
O encontro ocorre a cada dois meses e o Pará sedia a reunião pela primeira vez. Com mais de dez anos de existência, o Fonacriad é uma instância criada para que os gestores e dirigentes das Fundações de Atendimento Socioeducativo no Brasil possam trocar experiências, debater conceitos e buscar soluções relativas à gestão e à execução das medidas socioeducativas no Brasil.
A abertura do evento contou com a presença da representante do Ministério Público (MP-PA), Leane Fiuza; da juiza da Vara da Infância e Adolescência, Odete Carvalho; da presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), Nazaré Sá de Oliveira, e do coordenador do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Claudio da Silva.
A presidente do Fonacriad, Ludmila Pacheco, destacou que a sociedade está com uma visão equivocada sobre as causas da violência. “Por determinados crimes cometidos por adolescentes, estão achando que eles são os maiores culpados pela violência, e sequer olham para as estatísticas. Penso que devemos sim impor mais limites, mas dentro do que prevê a lei. Por isso espero que esses dias de reunião sejam de muito trabalho e nesse sentido a presença de representações do Ministério Público e do Juizado é fundamental”, destaca a gestora de Brasília.
Entre os assuntos que serão debatidos nesses dois dias de reunião estão o co-financiamento pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) para algumas ações, como a construção de unidades socioeducativas, o atendimento à saúde mental dos socioeducandos e a realização do seminário nacional contra a redução da maioridade penal.
A presidente da Fasepa, Terezinha Cordeiro, afirmou que a expectativa é que a socioeducação saia do invisível e assim seja efetivamente executada como garante o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “Estamos muito felizes em receber os gestores do Fonacriad. E quisemos fazer com que a socioeducação saia do invisível em momentos como esse, por isso a importância de convidar representantes de outras instituições do Sistema de Garantia de Direitos”, destaca a gestora da Fasepa.
Além de receber os dirigentes estaduais da execução das medidas socioeducativas em Belém, a Fasepa prepara uma programação cultural com os projetos desenvolvidos entre os socioeducandos, visitas à nova unidade de Ananindeua, com ampla programação cultural, além de envolver alguns adolescentes na organização do evento. O encontro será realizado até a tarde desta sexta-feira, 14, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo