segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fifa faz balanço do primeiro fim de semana de jogos e ignora protestos

Entidade mantém discurso político em relação a manifestações e explica problemas com transporte e portão em Recife, e comida em Brasília

No 'briefing' da manhã desta segunda-feira, a Fifa fez um balanço dos problemas relatados nos primeiros jogos da Copa das Confederações, mas analisou positivamente as operações no início da competição. Quanto aos protestos, contudo, a entidade repete o discurso desde o dia 14, mesmo com as manifestações acontecendo cada vez mais próximas de estádios. Neste domingo, chegou a haver um protesto pacífico a poucos metros da entrada principal do Maracanã. O porta-voz da entidade, Pekka Odriozola, novamente alegou que é uma questão para as autoridades legais e que a Fifa reconhece o direito dos brasileiros de fazer manifestações.
- A nossa posição continua a mesma, respeitamos o direito das pessoas de protestar, estamos em contato com as autoridades e temos plena confiança nelas. Esses problemas são das autoridades locais - limitou-se a dizer Pekka, ressaltando que o número de ingressos vendidos já aumentou para 751.322.

Torcedores em pé Arena Pernambuco (Foto: Franco Benites)Torcedores ficam em pé para assistir ao jogo na Arena Pernambuco (Foto: Franco Benites)
 
De acordo com o diretor de comunicação do Comitê Organizador Local (COL), Saint Clair Milesi, alguns problemas foram relatados em relação ao transporte público para a partida entre Espanha e Uruguai, neste domingo, em Recife. Ele afirmou que o governo de Pernambuco já avisou que reforçará o equema de transporte em dias de jogos.
- A chegada em um estádio completamente novo não é simples, é uma área nova. Tivemos alguns problemas com o metrô, mas o retorno é que vai ter um reforço na operação de chegada do transporte público já para quarta-feira (partida entre Japão e Itália).
Uma outra questão foi a demora na abertura de um dos portões da Arena Pernambuco, por conta de falta de chave. Milesi explicou:
- Foi um problema técnico, desencontro de chaves para abertura de portão. Causou realmente um pequeno atraso, mas todo mundo entrou a tempo. Tem de lembrar que é a primeira grande operação num estádio novo e esses ajustes vão acontecer.
Na partida de sábado, em Brasília, Milesi afirmou que houve reclamações por conta de falta de estoque de alimentos em alguns dos bares, mas que tudo foi resolvido rapidamente. Ele comentou também os altos preços dos produtos dentro das arenas.
- A única reclamação foi de cachorro-quente que acabou em algumas partes e foi resolvido em meia-hora. Mas a comida não se esgotou. São grandes operações nesses novos estádios e temos de ver como melhorar. Sobre os preços, foram estabelecidos estudando o mercado de eventos similares. Mas a variedade de comida é também maior e a qualidade é levada em conta.
Pekka analisou também a retirada de ingressos nesse domingo, o que era uma grande preocupação para a Fifa. Segundo ele, apesar das filas em alguns dos centros de distribuição, como no Aeroporto Internacional Tom Jobim, tudo transcorreu sem maiores problemas.
- No fim funcionou muito bem, porque todo mundo entrou no estádio, vimos uma grande atmosfera. Obrigado à mídia. Os fãs conseguiram retirar os bilhetes a tempo, alguns deixaram para a última hora. Vamos divulgar mais informações sobre a retirada para as próximas partidas nesta segunda-feira.

Fonte: g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo