domingo, 19 de maio de 2013

Associação Cultural Boavistense Papa Manga completa hoje 12 anos.

Grupos Culturais

Associação   Papa Manga

São Sebastião da Boa Vista, na ilha de Marajó, passava por dias difíceis em relação a sua cultura: os bois bumbás, cordão de pássaros, grupos teatrais e folclóricos estavam praticamente extintos pela falta de apoio e incentivos. O público boavistense acostumado a grandes espetáculos não tinha uma opção de entretenimento, lazer e cultura. Os moldes estrangeiros estavam aniquilando nossa maneira de ser, de ver as coisas, de viver simples, enfim, nossa cultura estava na UTI..

    Nesse contexto, um grupo de jovens advindos da Pastoral da Juventude resolve encarar o desafio de fazer teatro, embora sem conhecimento técnico dessa arte. Surgia, em 12 de junho de 1998, o Grupo Teatral Papa Manga, fundado por Marcus Vinicios Lopes, Elizeu Almeida Costa, Adair de Jesus Gomes Ramos, Carla Leandra, Gilvanete Santos, Gilberto Camarão, Nélio Monteiro e Dilma Rodrigues.

    O nome “Papa Manga” surgiu de uma brincadeira, de outros municípios vizinhos que costumam chamar os boavistenses por esse apelido, devido a inúmeras mangueiras que arborizam a frente da cidade. “Quanto a escolha do nome para o grupo, alguns membros estavam reunidos embaixo de uma dessas mangueiras, pensando em um nome, quando de repente despencou um fruto, nesse momento surgiu a idéia de batizar o grupo com o nome de papa manga”.

    Em 21 de junho de 98 o grupo realizou a primeira apresentação: “Um Show de Comédias”, devolvendo ao público a alegria peculiar do boavistense. A aceitação foi imediata. Logo conseguiram o carinho, o respeito e a admiração de adultos, jovens e principalmente de crianças. Inúmeros convites para apresentações em escolas, comunidade, eventos sociais e populares, os motivaram a introduzir ao grupo, em junho de 1999, a dança folclórica, a música regional, a capoeira e o futsal – principal desporto praticado no município, dando ao grupo a denominação de Grupo Cultural Papa Manga.

    Na dança e na música, a primeira apresentação foi realizada na Praça da Matriz no encerramento da Semana Anchietana do Folclore (agosto de 99), com as danças e músicas Mundurukânia e Boitatá, coreografadas por Jeremias Drago e interpretadas por Élber Santana.

    Na capoeira, a primeira aparição foi na abertura dos Jogos Internos da Escola padre José de Anchieta em novembro de 99.

    No futsal a equipe Mangas Esporte Clube, filiado a então secretaria Municipal de Cultura, realizou inúmeros amistosos com times locais e de outros municípios inclusive fora do município.

    No teatro, o grupo produziu o drama “Retrato de um País”, que retratava a realidade vivida pelos meninos de ruas no Brasil, sendo apresentado no 1° Encontro da Infância e Adolescência de São Sebastião da Boa Vista, promovido pela Promotoria de Justiça local.

    Mais uma surpresa para o público infantil, surgem os palhaços Cafuné e Chameguinho, interpretados por Elizeu Costa e Laérty André.

    Em 19 de maio de 2001, com o intuito de ter personalidade jurídica o grupo foi transformado na Associação Cultural Boavistense Papa Manga – ACBPAM, com os seguintes objetivos:

    * Resgatar, mostrar e defender a cultura boavistense marajoara e paraense brasileira;

    * Criar a Casa da Cultura Papa Manga;

    * Promover concursos de poesias, contos, sonetos, teatro, dança e música, despertando o ego vocacional da juventude;

    * Criar o Museu de Artes Artesanais Boavistense, a fim de mostrar e divulgar o acervo cultural do homem marajoara;

    * Fomentar e desenvolver atividades culturais;

    * Valorizar e incentivar todas as formas de cultura;

    * Realizar convênios com órgãos governamentais, não-governamentais e internacionais;

    * Promover intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, político e social com entidades congêneres.

      Para melhor desenvolvimento de suas atividades artístico-culturais, está assim dividida: Teatro, dança e música, esporte, capoeira, eventos e outros:

Fonte: naveneza.net  http://www.naveneza.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RURAL FM 104,9 mhz. A PRIMEIRA RÁDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ, 24 HORAS NO AR NA INTERNET, FAZENDO A SUA ALEGRIA.

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO LIGANDO OU MANDANDO SUA MENSAGEM DE TEXTO PARA (91) 991254920 OU 991204202 e-mail: ruraldomarajo@hotmail.com ou afineiasfm@hotmail.com Skype: rural fm e facebook: rural do marajo